Quem Tem Direito ao Seguro Desemprego?

Saber quem tem direito ao seguro desemprego faz o beneficiado não perder tempo. Como as regras desse benefício social mudaram, é fundamental que o brasileiro saiba dessa informação.

Quem tem direito ao Seguro Desemprego

As regras de recebimento do seguro desemprego mudaram. Descubra quem tem direito ao seguro desemprego e o prazo de requerimento seguro desemprego. Você também vai saber onde dar entrada no seguro desemprego. Conheça essas e outras novidades que o benefício estão sendo apresentadas ao brasileiro.

Publicidade

Seguro Desemprego Caixa – requisitos do benefício

As novas regras do seguro desemprego alteraram os prazos de adquisição do direito. Verifique se você se enquadra.

Quem Tem Direito ao Seguro Desemprego 2018Ter sido demitido sem justa causa é o requisito básico de quem tem direito ao seguro desemprego.

Publicidade


Ainda, dentro disso, o trabalhador deverá estar desempregado quando solicitar o benefício, e não possuir outras rendas próprias para seu sustento.

Além disso, não poderá ser beneficiário da Previdência Social, recebendo benefício de prestação continuada, com exceção de auxílio acidente e pensão por morte, para que tenha direito ao seguro desemprego caixa.

Publicidade

Prazos das solicitações

Os outros requisitos referentes ao requerimento são que o trabalhador deve ter recebido remuneração de pessoa física ou jurídica em 12 meses, nos 18 últimos meses anteriores à sua demissão, no mínimo, se for a primeira vez que está sendo solicitado o benefício.

Quem Tem Direito ao Seguro Desemprego 2018Se o benefício estiver sendo solicitado pela segunda vez, os recebimentos deverão ter sido em ao menos 9 dos últimos 12 meses anteriores à sua demissão. Em caso de outras solicitações, os recebimentos devem ser em cada um dos 6 meses anteriores à demissão.

A partir de quando posso solicitar o seguro desemprego?

O requerimento seguro desemprego poderá ser feito após o 7º dia da demissão, tendo como prazo final o 120º dia após a data da dispensa do emprego. Você também pode dar entrada no benefício online. Clique abaixo e faça online.

São vários lugares onde dar entrada no seguro desemprego. O SINE (Sistema Nacional de Emprego) de sua cidade, qualquer agência credenciada da Caixa ou, se houver em sua cidade, a Delegacia Regional do Trabalho – DRT.

Publicidade