Quem Tem Direito ao Seguro Desemprego – veja como receber

Publicidade

Quem Tem Direito ao Seguro Desemprego – Saber quem tem direito ao seguro desemprego é importante na hora de solicitar o seu benefício. Algumas regras do SD 2020 mudaram e a reforma trabalhista também trouxe algumas alterações para o trabalhador. Veja como ficou.

Como as regras desse benefício social mudaram, é fundamental que o brasileiro saiba dessa informação. Veja abaixo mais informações sobre quem tem direito ao seguro desemprego.

Publicidade

quem-recebe-seguro-desemprego

Quem tem direito ao Seguro Desemprego – como dar entrada no seguro desemprego

As regras de recebimento do seguro desemprego mudaram. Descubra quem tem direito ao seguro desemprego e o prazo de requerimento seguro desemprego. Você também vai saber onde dar entrada no seguro desemprego. Conheça essas e outras novidades que o benefício estão sendo apresentadas ao brasileiro.

Quem Pode Receber o SD 2020

Veja abaixo quem pode receber o SD 2020:

  • Trabalhador demitido, mesmo por justa causa, desde que esteja enquadrado nas novas regras da Reforma Trabalhista;
  • Trabalhador resgatado de trabalho escravo ou de condição de trabalho análoga à de escravo;
  • Pescadores com atividades suspensas devido ao defeso;
  • Trabalhadores que o contrato empregatício foi suspenso devido à participação em cursos de capacitação profissional;
  • Empregado doméstico, cadastrado na Previdência Social, que trabalhou em 15 dos últimos 24 meses, no mínimo.

 

Seguro Desemprego Caixa – requisitos do benefício

As novas regras do seguro desemprego alteraram os prazos de aquisição do direito. Verifique se você se enquadra.

  • Ter sido demitido sem justa causa é o requisito básico de quem tem direito ao seguro desemprego;
  • Ainda, dentro disso, o trabalhador deverá estar desempregado quando solicitar o benefício, e não possuir outras rendas próprias para seu sustento;
  • Além disso, não poderá ser beneficiário da Previdência Social, recebendo benefício de prestação continuada, com exceção de auxílio acidente e pensão por morte, para que tenha direito ao seguro desemprego caixa.

Veja quando você tem direito

Os outros requisitos referentes ao requerimento são que o trabalhador deve ter recebido remuneração de pessoa física ou jurídica em 12 meses, nos 18 últimos meses anteriores à sua demissão, no mínimo, se for a primeira vez que está sendo solicitado o benefício.

Publicidade

Se o benefício estiver sendo solicitado pela segunda vez, os recebimentos deverão ter sido em ao menos 9 dos últimos 12 meses anteriores à sua demissão. Em caso de outras solicitações, os recebimentos devem ser em cada um dos 6 meses anteriores à demissão.

Prazo para encaminhar – a partir de quando posso solicitar o seguro desemprego?

O requerimento seguro desemprego poderá ser feito após o 7º dia da demissão, tendo como prazo final o 120º dia após a data da dispensa do emprego. Você também pode dar entrada no benefício online. Clique abaixo e faça online.

São vários lugares onde dar entrada no seguro desemprego. O SINE (Sistema Nacional de Emprego) de sua cidade, qualquer agência credenciada da Caixa ou, se houver em sua cidade, a Delegacia Regional do Trabalho – DRT.