Carteira de Trabalho Digital 2020

Carteira de Trabalho Digital 2020: A Carteira de Trabalho Digital 2020 chegou para modernizar a vida dos trabalhadores. A CTPS digital foi apresentada pelo extinto Ministério do Trabalho, agora Ministério da Economia. A Carteira de Trabalho Digital 2020, como a CNH digital, é apenas um documento digital complementar, não substituindo a CTPS original.

O app CTPS Digital 2020 é integrado aos bancos de dados do governo federal. O trabalhador tem acesso à qualificação e possíveis vagas de emprego em que o seu perfil profissional possa estar enquadrado.

Publicidade

carteira-de-trabalho-digital-2020

 

Carteira de Trabalho Digital 2020

Com fim decretado e programado para os próximos anos, a CTPS de papel será substituída pela Carteira de Trabalho Digital. Com muitas vantagens sobre o documento de papel, a Carteira de Trabalho Digital 2020 tem funcionalidades que facilitam a vida do trabalhador brasileiro.

Garantindo direitos e benefícios como o seguro desemprego 2020, PIS 2020 e o PASEP 2020 ao cidadão, facilitará a vida de quem trabalha ao eliminar, gradativamente, documentos em papel.

Publicidade


Cadastrar Carteira de Trabalho Digital

Para acessar todas as vantagens do documento, é necessário validar algumas informações. Acompanhe esse passo a passo para obter a senha de acesso:

  • Informe seus dados pessoais: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Estado de Nascimento;
  • Se for nascido fora do Brasil, selecione “Não sou brasileiro”;
  • A base de dados do governo federal fará a validação dos dados informados.
  • O próximo passo é responder um questionário com cinco perguntas sobre sua vida profissional e previdenciária;
  • Após responder o questionário, receberá uma senha temporária que precisará ser trocada no primeiro acesso ao Portal Emprega Brasil.

ESocial, CAGED e PIS

Os dados do trabalhador no eSocial são automaticamente enviadas à CTPS Digital assim que todas as informações são inseridas no cadastro. Criado pelo Decreto nº 8373/2014, o eSocial funciona como um banco de dados simplificados sobre cada trabalhador.

Publicidade

Lá estão reunidas informações sobre contribuição previdenciária, vínculos, folha de pagamento, aviso prévio, FGTS 2020, e outras, de cada trabalhador.

Como o site do empregador web, serve para eliminar burocracia para as empresas. A CTPS Digital será integrada, também, com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e com o PIS 2020 (Programa de Integração Social) da Caixa Econômica Federal.ctps-digital

Como acessar a CTPS digital

Você pode baixar o app Carteira de Trabalho Digital 2020 na PlayStore ou Apple Store ou pelo link. E, se você já for cadastrado no acesso.gov.br só vai precisar cadastrar seus dados de acesso, login e senha, para poder utilizar o app da CTPS Digital.

Benefícios da Carteira de Trabalho Digital 2020

Os usuários da nova Carteira de Trabalho Digital terão muito mais:

  • Solicitação de documentos com agilidade e de maneira facilitada;
  • Menor tempo médio no atendimento;
  • Todas as informações sobre os trabalhos profissionais e formais são mantidos no app e podem ser consultados a qualquer momento;
  • Acesso à informação de Qualificação Civil;
  • Integração de banco de dados do governo ao aplicativo;
  • Aproveitamento de vagas, pois haverá redução do tempo médio de atendimento;
  • Acesso fácil às informações trabalhistas realizadas em um único ambiente;
  • Facilidade de verificação pelos sistemas governamentais, diminuindo a possibilidade de fraudes e aumentando a segurança das informações.

A CTPS Digital ainda é um complemento à Carteira de Trabalho impressa. Assim, ainda não pode ser utilizada como um documento e não substitui a CTPS de papel. Também não pode ser utilizada com fins de identificação civil.

Publicidade