Simulador Seguro Desemprego – como calcular as parcelas do seguro

Publicidade

Simulador Seguro Desemprego – Um simulador de seguro desemprego serve para você saber qual o valor e quantas parcelas do seguro desemprego você tem direito a receber. Para isso, algumas informações são necessárias.

Ao iniciar a simulação de seguro desemprego, você deverá preencher os campos correspondentes com as informações solicitadas. Abaixo você tem acesso a um passo a passo de como fazer a sua simulação de seguro desemprego.

Publicidade

calculadora-de-seguro-desemprego

Saiba como usar o Simulador Seguro Desemprego

O seguro desemprego é um benefício fundamental para o trabalhador brasileiro garantir o sustento ao ser dispensado do emprego sem justa causa. Através de uma garantia de uma renda mensal temporária, como direito trabalhista pode-se garantir a quitação dos compromissos mais importantes temporariamente. com um dos seus direitos trabalhistas mais importantes, que traz : o Seguro Desemprego.

Descubra se você tem direito a receber o seguro

Apesar da importância desse direito, nem todos sabem como calcular o valor do seguro desemprego. E nem todos sabem que podem acessar o simulador seguro desemprego online. Além disso, a nova lei do seguro desemprego alterou, ainda, as regras para recebimento, o que não colaborou para o entendimento do cálculo do seguro.

Saber como calcular o seguro desemprego é de grande importância, já que você poderá se programar com suas obrigações durante o período em que você não receberá salário fixo. Antes de começar a fazer o cálculo seguro desemprego, é importante verificar se você tem direito ao seguro desemprego.simulacao-do-seguro-desemprego

Aprenda a calcular o valor das suas parcelas

Agora que você já tem certeza do seu direito, vamos ao passoa a passo da simulação de seguro desemprego. Para calcular o valor das parcelas do seu seguro, você precisa informar algumas informações que, caso você não tenha certeza, poderá acessar em sua Carteira de Trabalho.

Publicidade

Você também pode emitir a Carteira de Trabalho Digital para evitar que precise andar com tantos documentos. Veja aqui como emitir sua CTPS Digital 2020.

Passo a Passo da simulação de seguro desemprego

Veja abaixo o passo a passo de como utilizar o simulador do seguro desemprego:

  • Acesse o simulador seguro desemprego;
  • No campo correspondente, você deve escolher que tipo de trabalho você exercia: formal (com carteira assinada) ou se era empregado(a) doméstico(a);
  • Quantas vezes você solicitou o seguro desemprego? Selecione se é a primeira, a segunda, a terceira ou mais vezes;
  • É necessário saber sobre os 3 últimos salários;
  • No campo correspondente, insira o valor do antepenúltimo salário;
  • No campo correspondente, insira o valor do penúltimo salário;
  • No campo correspondente, insira o valor do último salário antes da demissão;
  • No último campo, digite a quantidade de meses trabalhados com carteira assinada durante esse período (período contratado);
  • Em seguida, clique no botão “Calcular Seguro Desemprego”
  • O resultado apresentará informações como as que você inseriu (tempo de trabalho em meses, tipo de contratação, média salarial dos últimos 3 meses, se já recebeu seguro desemprego antes);
  • Também será apresentada a simulação do seguro desemprego: quantas parcelas você tem direito, o valor das parcelas seguro desemprego e o total do valor seguro desemprego que você tem direito.

Quantas parcelas você tem direito?

O valor das parcelas do seguro desemprego é o resultado do cálculo da média salarial dos 3 últimos meses. Se o valor médio ficar abaixo do valor do salário mínimo nacional vigente, o valor do salário é que prevalece, sendo esse valor o mínimo que poderá ser pago por parcela.

Já a quantidade de parcelas a receber tem a ver com o tempo de vínculo empregatício. Se for a primeira vez que está solicitando o seguro desemprego:

  • se você trabalhou com carteira assinada entre 18 e 23 meses, você tem direito a 4 parcelas de seguro desemprego e
  • se você trabalhou com carteira assinada por período superior a 24 meses, você tem direito a 5 parcelas de seguro desemprego.

Se você estiver solicitando o seguro desemprego pela segunda vez:

  • se você trabalhou com carteira assinada entre 9 e, 11 meses meses, você tem direito a 4 parcelas de seguro desemprego e
  • se você trabalhou com carteira assinada por período superior a 12 meses, você tem direito a 5 parcelas de seguro desemprego.

Se você estiver solicitando o seguro desemprego pela terceira vez:

  • se você trabalhou com carteira assinada entre 6 e 11 meses meses, você tem direito a 3 parcelas de seguro desemprego e
  • se você trabalhou com carteira assinada entre 12 e 23 meses , você tem direito a 4 parcelas de seguro desemprego.
  • se você trabalhou com carteira assinada por período superior a 23 meses, você tem direito a 5 parcelas de seguro desemprego.

Descubra o valor que você tem a receber

Ou seja, para o trabalhador acionar o seguro desemprego pela primeira vez, a lei dificultou um pouco o acesso. Mas para quem já acionou outras vezes, a lei, de certa maneira, não modificou.