Agendamento de Carteira de Trabalho – como agendar para emitir a CTPS

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Agendamento de Carteira de Trabalho – O agendamento de carteira de trabalho deve ser feito para a emissão do documento. Você só pode ter a Carteira de Trabalho Digital se já tiver o documento físico. A CTPS digital não substitui o documento original e serve somente para consulta.

A CTPS é o documento fundamental do trabalhador, podendo servir como documento de identificação se estiver atualizada. Também é possível acessar o número do PIS, número do NIS ou número do NIT na carteira de trabalho, já que são o mesmo número. Abaixo você tem mais informações sobre o agendamento de carteira de trabalho.

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Agendamento de Carteira de Trabalho – veja onde agendar para emitir o documento

O agendamento de carteira de trabalho é feito online atualmente. No estado de São Paulo, por exemplo, é feito pela rede Poupatempo, uma estrutura que reúne diversos serviços em um mesmo lugar, facilitando a vida do trabalhador, que ganha tempo na solução de algumas situações. Emissão de RG ou agendar online carteira de identidade, emissão de CNH, de CTPS, segunda via Sabesp são apenas alguns dos serviços oferecidos pelo Poupatempo.

Ser admitido em uma vaga de trabalho CLT, com todos os direitos trabalhistas só é possível se você possuir uma Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. É ela quem garante que, ao ser admitido com carteira assinada, seus direitos como trabalhador estarão preservados.

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Tirar carteira de trabalho – saiba quem pode fazer a CTPS

A pandemia popularizou o agendamento online da carteira de trabalho. Apesar de ser uma facilidade disponível ao trabalhador, essa modalidade de agendamento não era muito difundida. A necessidade mostrou que esse prático serviço pode e deve ser utilizado mais pelo trabalhador brasileiro.

Veja abaixo o que é necessário para emitir a carteira de trabalho:

  • Possuir idade a partir dos 14 anos;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Para os estrangeiros, está disponível através da Carteira de Trabalho para Estrangeiros.

Agendamento de carteira de trabalho – veja quais são os documentos necessários para tirar a carteira de trabalho

Os documentos para tirar a carteira de trabalho em 1ª via são um poucos diferentes do que é necessário para emitir 2ª via CTPS. Veja que documentos são necessários para a 1ª via da carteira de trabalho:

  • Comprovante de residência com CEP (conta de luz, água, telefone etc.);
  • Documento de identificação original (RG, CNH, Certidão de Nascimento ou Reservista);
  • Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Foto 3×4 com fundo branco.

Confira, agora, a lista de documentos necessários para o agendamento carteira de trabalho 2 via:

  • Documento de identificação original (RG, CNH, Certidão de Nascimento ou Reservista);
  • Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência com CEP (conta de luz, água, telefone etc.);
  • Comprovante de estado civil (Certidão de Nascimento, se solteiro, ou Casamento, se casado);
  • Documento que comprove o número da via anterior;
  • Boletim de ocorrência (em casos de 2ª via por furto, roubo, perda ou extravio).

É necessário comprovar o motivo para emitir a 2ª via da CTPS. Somente em caso de perda, furto, roubo, continuação, danificação e extravio é possível emitir nova via da CTPS, por isso é necessário apresentar documentação extra.

Fazer Carteira de Trabalho – como proceder em caso de perda ou roubo

Em caso de furto/roubo ou de perda é possível solicitar recuperação da CTPS. Nesse caso, além do registro da ocorrência através de boletim de ocorrência, você poderá, após o fim das medidas de distanciamento, comparecer na unidade da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

A recuperação da CTPS, atualmente, só pode ser feita através do agendamento de carteira de trabalho online, que pode ser feita da seguinte maneira:

  • Acesse o site do MTE;
  • Vá até menu “Tipo de Atendimento”;
  • Selecione “Informações RAIS para o trabalhador” e clique, ou
  • Selecione “Informações CAGED para o trabalhador” e clique.

Agendamento da CTPS pelo telefone – confira o número de telefone para agendar

Agendar carteira de trabalho por telefone também pode ser feito em cidades em que o agendamento online de carteira de trabalho ainda não está em funcionamento. Veja como fazer:

  • Ligue para o canal oficial do MTE, chamado “Alô Trabalho”, no número 158;
  • Na chamada, escolha a opção “Agendamento Carteira de Trabalho”;
  • Siga o passo a passo e informe todos os dados solicitados pelo operador eletrônico;
  • Assim que o operador confirmar todos os dados, o agendamento está feito! Não esqueça de levar os mesmos documentos informados no dia marcado.

Tirar CTPS – como agendar passo a passo

Para tirar carteira de trabalho, o agendamento online é o procedimento mais fácil e prático, além de trazer segurança por evitar deslocamentos desnecessários, especialmente em tempos de pandemia. Você pode fazer através do celular ou no computador. Veja como fazer o agendamento, passo a passo:

  • Acesse o site do MTE;
  • No SAA, Sistema de Atendimento Agendado, preencha os dados necessários: estado, município, tipo de atendimento;
  • Digite o código de segurança;
  • Após preencher todas as informações, clique no botão marrom “Prosseguir”, no final da página;
  • Você será enviado para outra página;
  • Selecione uma unidade das instituições disponíveis que estejam mais próximas a sua localização;
  • Escolha a data e horário mais adequados para fazer o agendamento do seu atendimento;
  • Informe seu CPF, sua data de nascimento, telefone para contato (informações necessárias para confirmar que é você e para contato);
  • Digite o código de segurança;
  • Você será enviado para outra página;
  • Clique no botão amarelo “Agendar” no menu superior esquerdo.
  • Pronto! Seu agendamento de carteira de trabalho está feito.

Esse procedimento é para fazer carteira de trabalho tradicional, de papel. Para a CPTS Digital, veja aqui o passo a passo.